Cursos

Os cursos desenvolvidos pelo Projeto Compartilhar Conhecimentos serão oferecidos entre agosto de 2014 e agosto de 2015, nas modalidades presencial e à distância (EaD). Na modalidade EaD, os cursos serão realizados nesta Plataforma, em 6 turmas diferentes, com 60 participantes cada. Já na modalidade presencial, serão realizadas 12 turmas, nas diferentes regiões do país, com 25 participantes cada. Os cursos presenciais contarão com algumas horas de atividades virtuais, que também serão desenvolvidas nesta plataforma.

As formações irão tratar de questões relacionadas à Gestão e Desenvolvimento Institucional das Organizações da sociedade civil (OSC`s),

através da abordagem de diferentes conteúdos, organizados em 3 cursos independentes:

  • Curso “Mobilização de Recursos”
  • Curso “Comunicação e Incidência Política”
  • Curso “Gestão Democrática e Transparência”

Os cursos são dirigidos para pessoas que sejam integrantes da equipe de trabalho de organizações da sociedade civil (OSC`s). As organizações que o projeto prioriza fortalecer com este trabalho são aquelas que estão na base, batalhando por ampliação de direitos, participação social, e que trabalham de forma articulada, participando de redes e fóruns da sociedade civil.

Clique aqui para baixar a versão em PDF do Calendário


  • Curso presencial
  • Curso Virtual
  • Mobilização de Recursos - acesso a fundos públicos, privados e ferramentas tecnológicas

  • Curso presencial com carga horária de 26h

    Região/cidade/período:

    Turma 1: dias 18 a 20 de agosto/14, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, para público de toda a região Sudeste.
    Turma 2: dias 09 a 11 de setembro/14 , na região Sul, para público de toda a região.
    Turma 3: dias 29 a 31 de outubro/14, na região Nordeste, para público de toda a região.
    Turma 4: dias 26 a 28 de novembro/14, na região Norte, para público das regiões Norte e Centro Oeste.

    Sobre o Curso:

    A mobilização e a captação de recursos de uma organização social, cultural ou ambiental deve ser realizada de forma planejada e estruturada a fim de conseguir atingir os objetivos e conquistar a sustentabilidade dos programas, projetos e da causa que defende. Apresentaremos as principais estratégias, atividades e técnicas para que uma organização desenvolva um planejamento estruturado em mobilização de recursos, por meio de seus aliados e futuros parceiros.

    Objetivo do curso:

    Contribuir para a formação em mobilização de recursos dentro de um contexto histórico para representantes de organizações da sociedade civil (OSC).

    Perfil do público:

    Integrantes da equipe de trabalho de organizações da sociedade civil que atuam na área de defesa de direitos e bens comuns.

    Conteúdo Programático:

    A importância da mobilização de recursos financeiros, humanos e materiais para uma organização da sociedade civil
    - O Direcionamento Institucional e sua relação com a captação: Visão, Missão, Valores, Princípios e Foco
    - Os diversos potenciais doadores (fontes): Empresas, Governos, Fundações, Indivíduos, Organizações Religiosas
    - Planejamento de campanha de captação: estratégias, ferramentas e táticas
    - A definição das metas e as necessidades de diversificação de fontes e estratégias: Elaboração de projetos com e sem incentivos fiscais; Geração de renda para a instituição e para beneficiários/as; Parceiras e redes (projetos consorciados)
    - Qual o perfil da equipe que deverá implementar estas estratégias e ações? Qual o papel de cada um/a?

    Metodologia:

    O curso se desenvolverá presencialmente, porém prevê a realização de atividade virtual antes do encontro presencial (apresentação, expectativas e aquecimento), e atividades pós-encontro presencial (avaliações). O aluno também poderá acessar parte do conteúdo através do ambiente virtual e poderá se comunicar com os demais participantes durante determinado período, mesmo após o término do curso.

    Requisito:

    É necessário que o candidato ao curso seja integrante da equipe de trabalho de da sociedade civil (OSC) sediada na região onde será realizado o curso.

    Investimento:

    A formação é gratuita e o/a participante deve assumir o compromisso de participar de todas as atividades do curso. Os custos com passagem, hospedagem e alimentação serão viabilizados pelo Projeto Compartilhar Conhecimento.

    Vagas:

    25

    Certificação:

    Será emitido certificado para os/as participantes. É necessária a presença e participação em 100% das atividades presenciais e momentos virtuais.

    Inscrever

  • Comunicação Estratégica e Incidência Política Para Organizações Da Sociedade Civil

  • Período: 06 de outubro até 05 de dezembro de 2014

    Sobre o Curso: O curso traz uma abordagem da comunicação estratégica direcionada a organizações, movimentos e projetos sociais, considerando sua estrutura, contexto em que estão inseridas e suas metas. Os conteúdos enfocam o uso das diferentes ferramentas e linguagens da comunicação, visando o desenvolvimento institucional, a articulação de parcerias, a mobilização e o engajamento social.

    Objetivo: Contribuir na formação de profissionais que atuam em Organizações da Sociedade Civil a partir do aprimoramento de suas práticas de comunicação. O curso ajudará na elaboração de um planejamento estratégico de comunicação visando o desenvolvimento institucional e o diálogo com diferentes públicos e setores.

    Carga Horária: 60 horas a distância - EaD/online (em 9 semanas), com média de 6 horas de estudo/atividade por semana.

    Vagas: 60

    Perfil do público: profissionais que atuam em organizações da sociedade civil no campo da defesa de direitos e bens comuns.

    Requisito: É necessário que o/a inscrito/a seja integrante da equipe de trabalho de organização da sociedade civil (OSC). Será aceita a inscrição de uma pessoa por organização da sociedade civil.

    Conteúdo programático: Contextualização histórica; Planejamento estratégico de comunicação; Comunicação como direito; Comunicação organizacional; A comunicação transparente e espaço de diálogo; Divulgando resultados; Comunicar para outros setores e públicos e articulação de parcerias; Mobilização social e mídia advocy; Estrutura da grande mídia e relacionamento com imprensa; Mídias sociais e gestão de conteúdos.

    Inscrição e processo seletivo: Para fazer sua inscrição, acesse aqui! Até o dia 20 de setembro de 2014.

    A partir das inscrições, será realizado um processo de seleção, com base nos critérios pré-estabelecidos de equilíbrio geográfico, diversidade de porte e temas das OSC ́s. O resultado da seleção será divulgado em 30 de setembro de 2014

    Investimento: A formação é gratuita e o selecionado/a deve assumir o compromisso de participação e realização das atividades. Qualquer dúvida entre em contato através do e-mail: comunicacao.ead@abong.org.br

    Inscrever

  • Gestão Democrática e transparência nas organizações da sociedade

  • Região-cidade: Norte+CO - (a definir); Nordeste - (a definir); Sudeste - (a definir); Sul - (a definir)

    Período:

    Sobre o Curso: Formação em Gestão Democrática e transparência nas organizações da sociedade civil.

    Programa:

    Objetivo:

    Metodologia: O curso se desenvolverá presencialmente, porém prevê a realização de atividade virtual pré-momento presencial (apresentação, expectativas e aquecimento), e atividades pós-momento presencial (avaliações). O aluno também poderá acessar parte do conteúdo através do ambiente virtual, poderá se comunicar com os demais participantes durante um período, mesmo após o término do curso.

    Público-alvo: integrantes de organizações da sociedade civil, redes e movimentos sociais que atuam em defesa de direitos e bens comuns.

    Requisitos: - por demanda social: exige-se atuação em Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Conselhos, Comitês, Fóruns e/ou Movimentos Sociais que tenham atuação vinculada à Educação, Fundações, Igrejas
    - em condições de frequentar e se dedicar ao curso

    Requisitos Técnicos: Texto está sendo avaliado por Renata e Helda.

    Vagas: 25

    Certificação: O aluno que cumprir satisfatoriamente todas as exigências do curso (e 75% de frequência) receberá Certificado de curso de capacitação com carga horária de 24h.

  • Mobilização de Recursos - acesso a fundos públicos, privados e ferramentas tecnológicas

  • Região-cidade: Norte+CO - (a definir); Nordeste - (a definir); Sudeste - (a definir); Sul - (a definir)

    Período:

    Sobre o Curso: Formação em Mobilização de Recursos - acesso a fundos públicos, privados e ferramentas tecnológicas.

    Programa:

    Objetivo:

    Metodologia: Cada unidade ou aula do curso contará com acompanhamento diário e personalizado de um tutor para tirar dúvidas e/ou orientar atividades, bem como para avaliar atividades.
    Os educandos contarão com um ambiente que dispõe de diversas ferramentas de comunicação que favorecem a livre comunicação entre os participantes; ferramentas para acesso ao conteúdo em diversos formatos (áudio, vídeo, animações e PDF); e diversas ferramentas de atividades virtuais (individuais e em grupo). Os alunos estudam em horários alternativos, segundo sua agenda pessoal e a carga horário do curso é cumprida com a participação nas atividades. Aplicação de estratégias pedagógicas que motivam a interação, a autonomia, a colaboração e a cooperação entre os participantes, a resolução de problemas, bem como, ações virtuais que contribuam para a formação de uma comunidade virtual de aprendizagem.

    Público-alvo: integrantes de organizações da sociedade civil, redes e movimentos sociais que atuam em defesa de direitos e bens comuns.

    Requisitos: - por demanda social: exige-se atuação em Organizações Não Governamentais (ONGs), Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), Conselhos, Comitês, Fóruns e/ou Movimentos Sociais que tenham atuação vinculada à Educação, Fundações, Igrejas
    - ter disponibilidade para estudo de aproximadamente 6h semanais.

    Requisitos Técnicos: - Possuir acesso à internet (preferencialmente banda larga)
    - Ser usuário de e-mail (conta ativa)
    - Ter conhecimento, nível usuário, de navegação na internet
    - Manter navegador atualizado (Google Chrome, Safari, Mozilla Firefox)
    - Caso utilize a rede corporativa para assistir às vídeo-aulas e participar das sessões de video chat, é necessário solicitar ao pessoal de TI, a liberação do domínio www.livestream.com e do serviço streaming de vídeo.
    - Softwares do Pacote Office (Word e PowerPoint).
    - Adobe Acrobat Reader (a partir do X.0).
    - Plugin "Adobe Flash Player" (versão X ou superior).
    - Caixa de som ou fone de ouvido.

    Vagas: 60

    Certificação: O aluno que cumprir satisfatoriamente todas as exigências do curso (e 75% de frequência) receberá Certificado de curso de capacitação com carga horária de 60h.

  • Comunicação Estratégica e Incidência Política Para Organizações Da Sociedade Civil

  • Período: 06 de outubro até 05 de dezembro de 2014

    Sobre o Curso: O curso traz uma abordagem da comunicação estratégica direcionada a organizações, movimentos e projetos sociais, considerando sua estrutura, contexto em que estão inseridas e suas metas. Os conteúdos enfocam o uso das diferentes ferramentas e linguagens da comunicação, visando o desenvolvimento institucional, a articulação de parcerias, a mobilização e o engajamento social.

    Objetivo: Contribuir na formação de profissionais que atuam em Organizações da Sociedade Civil a partir do aprimoramento de suas práticas de comunicação. O curso ajudará na elaboração de um planejamento estratégico de comunicação visando o desenvolvimento institucional e o diálogo com diferentes públicos e setores.

    Carga Horária: 60 horas a distância - EaD/online (em 9 semanas), com média de 6 horas de estudo/atividade por semana.

    Vagas: 60

    Perfil do público: profissionais que atuam em organizações da sociedade civil no campo da defesa de direitos e bens comuns.

    Requisito: É necessário que o/a inscrito/a seja integrante da equipe de trabalho de organização da sociedade civil (OSC). Será aceita a inscrição de uma pessoa por organização da sociedade civil.

    Conteúdo programático: Contextualização histórica; Planejamento estratégico de comunicação; Comunicação como direito; Comunicação organizacional; A comunicação transparente e espaço de diálogo; Divulgando resultados; Comunicar para outros setores e públicos e articulação de parcerias; Mobilização social e mídia advocy; Estrutura da grande mídia e relacionamento com imprensa; Mídias sociais e gestão de conteúdos.

    Inscrição e processo seletivo: Para fazer sua inscrição, acesse aqui! Até o dia 20 de setembro de 2014.

    A partir das inscrições, será realizado um processo de seleção, com base nos critérios pré-estabelecidos de equilíbrio geográfico, diversidade de porte e temas das OSC ́s. O resultado da seleção será divulgado em 30 de setembro de 2014

    Investimento: A formação é gratuita e o selecionado/a deve assumir o compromisso de participação e realização das atividades. Qualquer dúvida entre em contato através do e-mail: comunicacao.ead@abong.org.br

    Inscrever

  • Gestão Democrática e transparência em organizações da sociedade civil

  • Curso na modalidade Educação a Distância – On-line

    Turma 1: 27 de abril até 28 de junho de 2015

    Turma 2: 13 de julho até 13 de setembro de 2015

    *Serão realizadas duas turmas do mesmo curso, para participantes diferentes. Cada pessoa deve se inscrever em apenas uma das turmas.

    Este curso se propõe a ser uma oportunidade para que gestores/as de organizações da sociedade civil (OSCs) possam aprofundar seu conhecimento sobre gestão e vislumbrar caminhos para conduzir a sua organização a um novo patamar de desenvolvimento, por meio da ampliação de sua visão sobre os principais fundamentos (conceitos e princípios) subjacentes à prática de gestão de OSCs no Brasil e da apropriação de instrumentos de gestão que possam levar a uma maior efetividade institucional.

    Objetivo do curso: Contribuir para o fortalecimento institucional das OSCs participantes da formação, através do desenvolvimento de práticas de gestão qualificadas e adequadas às suas realidades.

    Carga horária: 60 horas a distância - EaD/online (em 9 semanas), com média de 6 horas de estudo/atividade por semana.

    Vagas: 60 (para cada turma)

    Perfil do público: profissionais que atuam em organizações da sociedade civil no campo da defesa de direitos e bens comuns.

    Requisito: É necessário que o/a inscrito/a seja integrante da equipe de trabalho de organização da sociedade civil (OSC).Será aceita a inscrição de uma pessoa por organização da sociedade civil.

    Conteúdo Programático: O curso pretende contribuir para que as OSCs:a) Desenvolvam um olhar sistêmico sobre suas organizações e os processos envolvidos em sua gestão; b) Ampliem sua compreensão sobre os principais fundamentos (conceitos e princípios) da prática de gestão de OSCs no Brasil; c) Apropriem-se de instrumentos de gestão para aplica-los em prol de uma maior eficiência e eficácia institucional, considerando sua atuação político estratégica e sua prática gerencial; e d) Desenvolvam uma prática de colaboração e cooperação que favoreça a formação de uma comunidade de aprendizagem.

    Inscrição e processo seletivo: Para fazer sua inscrição, clique aqui.
    Até o dia de 13 de ABRIL de 2015. A partir das inscrições, será realizado um processo de seleção, com base nos critérios pré-estabelecidos de equilíbrio geográfico, diversidade de porte e temas das OSCs. O resultado da seleção será divulgado 17 de abril de 2015.

    Investimento: A formação é gratuita e o/a selecionado/a deve assumir o compromisso de participação e realização das atividades. Qualquer dúvida entre em contato através do e-mail:gestão.ead@abong.org.br